1. Ciclo da Água.
O ciclo da água ou ciclo hidrológico é o ciclo biogeoquímico mais estudado nas séries iniciais de ciências e é também o ciclo de mais fácil entendimento.
O vapor de água é condensado nas nuvens e precipita, principalmente, em forma de chuva ou neve, quando chega ao solo, a água pode se depositar nos lagos, oceanos, rios e mares, quando precipita ali ou escoa pela superfície até eles, ou pode se infiltrar no solo, formando os aquíferos ou lençóis freáticos.
Na superfície terrestre, a água volta à atmosfera sob a forma de vapor não só através da evaporação que ocorre nos mares e oceanos, mas também pelo processo de transpiração dos seres vivos.
![]() |
Ciclo da água, disponível em http://www.papodeestudante.com/2011/09/principais-ciclos-biogeoquimicos-agua.html, acesso em 10/12/2013 |
1.1. Ciclo curto:
É aquele em que a água não interage com seres vivos, ela evapora lentamente Nos mares, rios ou oceanos e precipita, normalmente, em forma de chuva ou neve, retornando ao seu estado inicial.
1.2. Ciclo longo:
É o ciclo biogeoquímico em que a água interage com os seres vivos. Quando a água é extraída por um raiz de um vegetal ou bebida por um animal, por exemplo, ela só evaporará depois que for expelida do corpo do ser vivo, transpiração, por suor, ou urina por exemplo, então a água termina seu ciclo, evaporando e retornando ao seu estado inicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário