3. Ciclo do Enxofre
O enxofre é uma substância amarela encontrada no solo, que queima com facilidade. Ele é utilizado na produção de ácido sulfúrico, uma substância muito utilizada para fabricação de fertilizantes, corantes e explosivos.
Existe um grande depósito de enxofre na crosta terrestre e nos sedimentos e um depósito menor na atmosfera, por isso seu ciclo se passa entre o ar e os sedimentos.
No reservatório terrestre, os microorganismos têm função muito importante, pois realizam a redução química ou oxidação. Essas reações, resultam na recuperação do enxofre dos sedimentos mais profundos.
Na crosta e no ar, ocorrem processos geoquímicos e meteorológicos, tais como erosão e ação da chuva, e processos biológicos de produção e decomposição. Conclui-se então que há uma interdependência entre água, ar e terra.
O ecossistema não necessita tanto de enxofre como de nitrogênio e do fósforo. Mas, quando se formam sulfetos de ferro nos sedimentos, o fósforo é convertido de uma forma insolúvel a solúvel, que pode ser assimilada pelos organismos vivos. Esse fato mostra como um ciclo pode interagir regulando outro.
O dióxido de enxofre normalmente constitui um passo no ciclo do enxofre e na maioria dos ambientes apresenta-se em baixa quantidade. Com a emissão de gases nas indústrias, com um número elevado de veículos circulando pelas cidades e com a queima de carvão nas termoelétricas o aumento do dióxido de enxofre encontrado nos ambientes tem sido grande. O aumento da quantidade de dióxido de enxofre leva a ocorrência da chuva ácida.
O conteúdo foi bem abordado, com alguns fatos interessantes e no geral fizeram um bom trabalho transmitindo o conteúdo dos ciclos biogeoquímicos de uma forma simples e clara, mas tive algumas duvidas em relação ao ciclo do Enxofre, em que lugar da crosta terrestre ele fica armazenado? por toda ela? E há algum problema maior do que a chuva acida se elevarmos demasiadamente a quantidade de dióxido de enxofre? Isso pode causar grandes impactos ou nao?
ResponderExcluirMe coloco diferentemente, acredito que, pelo contrário, o blog em si foi bastante explicativo e detalhado. Sem deixar dúvida alguma. Dinâmica bem elaborada.
ResponderExcluir